Em meados dos anos 90, fomos contratados pela TRANSO Combustíveis para construção das linhas de dutos ligando a base da mesma à Refinaria do Planalto (Petrobras), em Paulínia.
Como a instalação requeria a travessia sob a estrada que liga Cosmópolis à Paulínia, cujo tráfego é bastante intenso, os custos relativos ao projeto tradicional de dutos em aço-carbono seriam astronômicos, além de demandar muito tempo. Através de extensas pesquisas, chegamos aos dutos de PEAD (polietileno de alta densidade), que foram devidamente adequados às necessidades e nível de periculosidade dos derivados (gasolina e óleo diesel) transportados. Com isso, reduzimos significativamente os custos; ao invés dos três meses previstos somente para instalação dos dutos, este trabalho foi feito em uma semana, com custo zero de manutenção e sem proteção catódica, pois os dutos são de material inerte e possuem garantia de 50 anos.
Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.